INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

A APAMCM – Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama foi constituída a 6 de abril de 1999 por um grupo interdisciplinar de voluntários profissionais de saúde ligados à problemática do Cancro da Mama.

Em 2009 torna-se uma IPSS Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde e é reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade pública. É uma Organização Sem Fins Lucrativos e encontra-se, desde 2011, registada na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) como Prestadora de Cuidados de Saúde.

Localizada em Lisboa, procura melhorar a articulação com os cuidados de saúde de acordo com as linhas orientadoras do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da DGS.

A sua missão centra-se na prestação de cuidados de medicina preventiva e de reabilitação a utentes com doença oncológica mamária.

CENTRO ESPECIALIZADO EM FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA (CEFO)

Em outubro 2006 foi criado o CEFO com o objetivo de prestar cuidados de saúde no âmbito da reabilitação oncológica e, em 2007, é-lhe atribuído o Prémio Boas Práticas em Saúde “Serviço Privado – Acessibilidade & Atendimento”.

O CEFO promove TRATAMENTOS GRATUITOS DE FISIOTERAPIA aos utentes em Status PÓS-CIRURGIA AO CANCRO DA MAMA de âmbito geral e mais especificamente em Linfoterapia.

Utiliza um conjunto de técnicas e procedimentos na reabilitação fisioterapêutica no pós-operatório da cirurgia da mama e reconstrução mamária, tais como: Ensino de exercícios para ganho de amplitude e qualidade articular; Massagem para combater as aderências cicatriciais e Fisioterapia respiratória.

O Linfedema é a complicação mais frequente no decorrer do tratamento ao cancro da mama. Sendo uma patologia crónica pode aumentar de volume e tende a organizar-se.

TRATAMENTO FÍSICO DO EDEMA — Método LEDUC

• Massagem de drenagem linfática manual
• Pressoterapia
• Bandas multicamadas
• Ensino de auto-mobilização e auto-posicionamento
• Prevenção e tratamento do linfedema

Nota: Para agendar tratamentos de Fisioterapia deverá trazer prescrição do médico cirurgião, do oncologista, do fisiatra, do ortopedista ou do clínico geral.

OUTRAS ATIVIDADES

• Pilates Clínico
• Osteopatia
• Massagem Sacro-craniana
• Reiki
• Passeios e festas sócio-culturais
• Ações de sensibilização e prevenção

Missão, Visão e Valores

A Associação pretende contribuir para melhoria da qualidade de vida dos associados e utentes com doença oncológica mamária através prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação.

Assume-se como uma entidade de referência cuja MISSÃO se caracteriza por:
1. Promover a prevenção do cancro da mama e ginecológico
2. Incentivar o diagnóstico precoce nas patologias mamárias e ginecológicas
3. Realizar meios complementares de diagnóstico e terapêutica
4. Prestar cuidados de saúde à população em geral
5. Difundir ações de sensibilização e educação para a saúde
6. Desenvolver parcerias com entidade congéneres para a concretização dos seus objetivos
7. Organizar atividades lúdicas e complementares

É nossa VISÃO ser uma instituição com uma oferta de cuidados de saúde especializados e de qualidade.

Os Recursos Humanos desta instituição regem-se pelos princípios e VALORES da solidariedade:
1. Responsabilidade social
2. Excelência
3. Inovação
4. Persistência
5. Ética
6. Enfoque no doente

Livro de Reclamações Eletrónico