Sou associada da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, tenho 74 anos e vou partilhar a minha experiência com o cancro da mama através deste testemunho.
O meu histórico familiar é muito marcado pelo cancro. O meu pai faleceu de leucemia. Dos quatro irmãos, a mais velha morreu de cancro no estômago, eu sofro de carcinoma da mama e a mais nova foi-lhe diagnosticado, há pouco tempo, um cancro nos rins. Há dois anos foi-me diagnosticado, num exame de rotina efetuado pela minha médica ginecologista, um nódulo na mama esquerda. Considerado benigno foi controlado durante mais um ano. Até que após outro exame constatou-se que o nódulo se tornara maligno. Fui enviada para o British Hospital ao cuidado do gentilíssimo e muito profissional Dr. João Leal de Faria. Posteriormente este médico encaminhou-me para o IPO de Lisboa, por ser já utente deste Hospital, para ai ser operada. Fui submetida a duas cirurgias. A primeira correu mal em virtude de ter sofrido uma grande hemorragia, mas a equipa médica foi maravilhosa comigo. Senti uma dor profunda durante estes tempos e fui sendo acompanhada pela APAMCM. A equipa desta Associação ajudou-me a não perder a Esperança. Fiz quimio e radioterapia. Perdi o meu cabelo. Passei por grandes indisposições gástricas e no decorrer deste percurso sofri um grave refluxo intestinal, devido a uma hérnia encarcerada, que me obrigou a ser submetida a outra grande intervenção cirúrgica.
No fim desta terrível tempestade encontrei a bonança! Encontro-me, presentemente, a fazer fisioterapia no Centro de Fisioterapia Especializado em Oncologia da APAMCM. Sou muito acarinhada e observo de dia para dia enormes melhorias no meu braço, tendo ganho uma maior mobilidade do mesmo.
A todos aqueles que tenham sofrido, ou sofram, de cancro quero aqui deixar a minha mensagem: vale a pena lutar pela vida, acreditar na medicina e, acima de tudo, procurar entender a razão dos acontecimentos – o para que? – e como os mesmos nos transformaram interiormente, nunca perdendo o sentido na nossa Vida!