PILOTO DE RASTREIO MAMÁRIO E GINECOLÓGICO

A consulta consiste numa observação clinica por parte das médicas ginecologista e senologista e, ainda, na realização de exames complementares para o rastreio da mama, do colo do útero e do HPV, nomeadamente a mamografia, o teste do papanicolau (citologia do colo do útero) e o teste para despiste do HPV. Os exames de anatomia patologia e imagiologia realizam-se no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).

Realizam-se sempre que necessário, internamente, ecografias mamárias e ginecológicas e colposcopia como meios complementares de diagnostico.

Em caso de diagnóstico de patologias da mama, do foro ginecológico ou vulvar a utente é acompanhado e tratado, internamente, nas Consultas de Senologia, Ginecologia e Patologia Vulvar respetivamente.


ADOLESCENTE / PLANEAMENTO FAMILIAR E RASTREIO GINECOLÓGICO

— 12 aos 20 anos —
Tem como objetivo sensibilizar e educar os jovens para uma adequada conduta sexual, diagnosticar precocemente infeções sexualmente transmissíveis e realizar o rastreio do colo do útero, impedindo o aparecimento do cancro, através da observação clínica e citologia.

Caso a jovem já tenha iniciado a sua vida sexual e/ou tenha entre 12 a 20 anos de idade, realiza-se a palpação mamária e ensino do auto exame da mama, uma vez que a partir do início da idade adulta é útil que a jovem mulher aprenda a conhecer o seu corpo e as suas alterações cíclicas, bem como promover informação sobre cuidados pré-concecionais. Ainda promover o uso do preservativo, em virtude de ser o único método que previne duma infeção sexualmente transmitida e/ou duma gravidez não desejada.


PRIMÁRIA DE RISCO ONCOLÓGICO FAMILIAR

Tem a finalidade de recolher a história pessoal e familiar detalhada do utente a fim de se fazer uma aferição do risco dessa família ter uma mutação. Só depois desta consulta se deve iniciar o processo de rastreio com testes genéticos.

A consulta de genética medica é realizada no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


GINECOLOGIA

O objetivo primordial da consulta de Ginecologia é acompanhar as mulheres nas diferentes fazes da vida reprodutiva, desde a adolescência, passando pelo período fértil até ao período da pós-menopausa.

Igualmente, é feito o seguimento de todas as patologias ginecológicas, adequando o tratamento indicado a cada situação, permitindo uma rápida triagem de situações de carácter urgente e desta forma oferecendo uma resposta breve às pacientes com necessidade de terapêuticas cirúrgicas.

A consulta encontra-se equipada com um Ecógrafo, um Colposcópio e um “Cry-Ac”.

Nos casos em que a situação exija a realização de outros exames complementares de diagnóstico, que não se encontrem disponíveis na Unidade de Saúde APAMCM, ou de internamento cirúrgico, o utente será encaminhado para o Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais), ou para a Maternidade Doutor Alfredo da Costa.


PATOLOGIA VULVAR

Nesta consulta são avaliadas as diferentes expressões na mucosa vulvar (genital feminino) ou na região perineal de diferentes dermatoses inflamatórias, infeciosas, tumorais benignas, pré neoplásicas ou neoplásicas.

São exemplos o líquen plano e escleroatrófico, a psoríase, os eczemas atópico, seborreico e de contacto, o prurido vulvar, a doença de Behcet, o eritema multiforme, as doenças bolhosas, as micoses (dermatofitias), a candidíase, o herpes recorrente, a tricomoníase, a sífilis, as verrugas/infeção HPV (vírus do papiloma humano), o molusco contagioso e a pediculose, os angiomas e angioqueratomas, os quistos, os diversos tipos de pigmentações, incluindo lentigos, nevos e melanoma, a doença de Paget, o carcinoma espinocelular, entre outros.

Em particular na área da Patologia Vulvar é utilizado o “Cry-Ac” para tratamentos com Azoto líquido. Pode ser utilizado nas lesões causadas pelo Vírus do Papiloma Humano – Verrugas genitais ou condilomas, bem como noutras situações como a Papulose Bowenoide /VIN (neoplasia intra-epitelial vulvar).


DERMATOLOGIA

Dermatologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças da pele e mucosas e das doenças de transmissão sexual.

É utilizado o “Cry-Ac” para tratamentos com Azoto líquido com larga aplicação em Dermatologia Geral, nomeadamente na destruição de lesões quer benignas como verrugas seborreicas, lentigos solares, verrugas vulgares, pré-malignascomo as queratoses actínicas, formas iniciais de Carcinomas espino-celulares e malignas como Doença de Bowen, Basaliomas e Carcinomas espino-celulares, através de vários ciclos de congelação/descongelação.


FISIATRIA

A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do individuo com patologias incapacitantes, tendo como objetivo a promoção da máxima funcionalidade. A Reabilitação não se centra exclusivamente na doença, mas também e principalmente na incapacidade por ela causada. Pretende-se assim promover a participação do individuo nas atividades quotidianas, a melhoria da qualidade de vida e a sua integração na sociedade. Inclui áreas tão vastas como a reabilitação reumatológica, neurológica, respiratória, ortotraumatológica, pediátrica, oncológica, entre outras.

No contexto do Cancro da Mama esta especialidade inclui a reabilitação no pós- operatório da cirurgia da mama e reconstrução mamária, a reabilitação no contexto de complicações dos tratamentos para o cancro de mama (por exemplo radioterapia) e a prevenção e tratamento do linfedema.

O tratamento realizado num Centro Especializado em Reabilitação Oncológica permite uma abordagem mais específica e dirigida, contando para tal com uma equipa multidisciplinar centrada na melhoria da funcionalidade da Mulher com Cancro de Mama.

A Medicina Física e de Reabilitação inclui terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas e técnicas como a mesoterapia.

Os exames complementares de diagnostico realizam-se no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


MESOTERAPIA CLÍNICA

A Mesoterapia é “uma técnica terapêutica que consiste na administração intra-dermica e/ou subcutânea superficial de fármacos visando a terapêutica da dor”. Poderá ser utilizada em situações inflamatórias peri-articulares, com maior visibilidade nas chamadas “tendinites”. Pode ser, ainda, utilizada em situações de contractura muscular, lombalgias, dores cervicais e outras condições álgicas. Poderá ser considerada isoladamente e/ou em associação com a Fisioterapia.


 

Outras especialidade médicas em parceria com o Hospital da Luz.
Para mais informações contacte-nos


Auto-exame da mama

_blank  

1

Observação

De pé, em frente ao espelho.
Braços levantados e ao longo do corpo. De perfil.

_blank  

2

Mamilo e mama

Observar: tamanho, forma, cor, existência de crostas, corrimento, eczemas.

_blank  

3

Palpação

Deitada com uma almofada debaixo do ombro. No duche/banho.

_blank  

4

Na axila

Ao palpar verifique a exitência de gânglios (caroços), em ambos os lados.