PILOTO DE RASTREIO MAMÁRIO E GINECOLÓGICO

A consulta consiste numa observação clinica por parte das médicas ginecologista e senologista e, ainda, na realização de exames complementares para o rastreio da mama, do colo do útero e do HPV, nomeadamente a mamografia, o teste do papanicolau (citologia do colo do útero) e o teste para despiste do HPV. Os exames de anatomia patologia e imagiologia realizam-se no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).

Realizam-se sempre que necessário, internamente, ecografias mamárias e ginecológicas e colposcopia como meios complementares de diagnostico.

Em caso de diagnóstico de patologias da mama, do foro ginecológico ou vulvar a utente é acompanhado e tratado, internamente, nas Consultas de Senologia, Ginecologia e Patologia Vulvar respetivamente.


SENOLOGIA

É uma especialidade médica que tem a competência de estudar e tratar a doença da mama.

Tem por objetivo apostar na precocidade do diagnóstico para que qualquer situação, mesmo eventualmente maligna, seja tratada atempadamente

Tanto o utente é avaliado individualmente, como é ponderado o seu risco de forma a conseguir-se estabelecer as melhores orientações para o seu seguimento/acompanhamento.

Não importa só diagnosticar uma doença da mama, mas também oferecer um plano de seguimento individual para as eventuais patologias existentes.

Esta consulta dispõe de um ecógrafo com meio complementar de diagnostico.

A ecografia mamária é realizada internamente por uma medica radiologista.

A realização de outros exames complementares de diagnostico e terapêutica, a utilização de consultas de outras especialidades e/ou internamento cirúrgico são realizados no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


PRIMÁRIA DE RISCO ONCOLÓGICO FAMILIAR

Tem a finalidade de recolher a história pessoal e familiar detalhada do utente a fim de se fazer uma aferição do risco dessa família ter uma mutação. Só depois desta consulta se deve iniciar o processo de rastreio com testes genéticos.

A consulta de genética medica é realizada no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


GINECOLOGIA

O objetivo primordial da consulta de Ginecologia é acompanhar as mulheres nas diferentes fazes da vida reprodutiva, desde a adolescência, passando pelo período fértil até ao período da pós-menopausa.

Igualmente, é feito o seguimento de todas as patologias ginecológicas, adequando o tratamento indicado a cada situação, permitindo uma rápida triagem de situações de carácter urgente e desta forma oferecendo uma resposta breve às pacientes com necessidade de terapêuticas cirúrgicas.

A consulta encontra-se equipada com um Ecógrafo, um Colposcópio e um “Cry-Ac”.

Nos casos em que a situação exija a realização de outros exames complementares de diagnóstico, que não se encontrem disponíveis na Unidade de Saúde APAMCM, ou de internamento cirúrgico, o utente será encaminhado para o Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais), ou para a Maternidade Doutor Alfredo da Costa.


OBSTETRÍCIA

Na consulta de Obstetrícia a grávida e o casal encontram ao seu dispor a possibilidade de seguimento personalizado da sua gravidez pela medica Obstetra, sendo constante a preocupação com o esclarecimento das dúvidas dos futuros pais em relação à gravidez e parto.

A gravidez e o parto serão acompanhados pela médica obstetra

A consulta está equipada com um Ecógrafo.

Nos casos em que a situação exija a realização de outros exames complementares de diagnóstico, que não se encontrem disponíveis na Unidade de Saúde APAMCM, o utente será encaminhado para o Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


PATOLOGIA VULVAR

Nesta consulta são avaliadas as diferentes expressões na mucosa vulvar (genital feminino) ou na região perineal de diferentes dermatoses inflamatórias, infeciosas, tumorais benignas, pré neoplásicas ou neoplásicas.

São exemplos o líquen plano e escleroatrófico, a psoríase, os eczemas atópico, seborreico e de contacto, o prurido vulvar, a doença de Behcet, o eritema multiforme, as doenças bolhosas, as micoses (dermatofitias), a candidíase, o herpes recorrente, a tricomoníase, a sífilis, as verrugas/infeção HPV (vírus do papiloma humano), o molusco contagioso e a pediculose, os angiomas e angioqueratomas, os quistos, os diversos tipos de pigmentações, incluindo lentigos, nevos e melanoma, a doença de Paget, o carcinoma espinocelular, entre outros.

Em particular na área da Patologia Vulvar é utilizado o “Cry-Ac” para tratamentos com Azoto líquido. Pode ser utilizado nas lesões causadas pelo Vírus do Papiloma Humano – Verrugas genitais ou condilomas, bem como noutras situações como a Papulose Bowenoide /VIN (neoplasia intra-epitelial vulvar).


DERMATOLOGIA

Dermatologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças da pele e mucosas e das doenças de transmissão sexual.

É utilizado o “Cry-Ac” para tratamentos com Azoto líquido com larga aplicação em Dermatologia Geral, nomeadamente na destruição de lesões quer benignas como verrugas seborreicas, lentigos solares, verrugas vulgares, pré-malignascomo as queratoses actínicas, formas iniciais de Carcinomas espino-celulares e malignas como Doença de Bowen, Basaliomas e Carcinomas espino-celulares, através de vários ciclos de congelação/descongelação.


MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Esta especialidade está orientada para a prestação de cuidados de saúde primários, encaminhando o utente para outras especialidades médicas ou cirúrgicas.A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade desenvolvida e exercida por médicos com formação específica abrangendo todas as áreas de especialidade.São os médicos “especialistas da generalidade” com competências adequadas ao acompanhamento básico dos seus pacientes, abrangendo todos os elementos de uma mesma família nuclear ou alargada, nas duplas – preventiva e curativa, física e emocional, orgânica e funcional – e para todos os estratos etários.

Para a realização de exames complementares e/ou da utilização de outas especialidades medicas o utente é encaminhado para o Hospital da Luz, no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


NUTRIÇÃO E DIETETICA

O objetivo da consulta de nutrição é o de promover uma alimentação equilibrada e ajudar as utentes com cancro da mama a manter um peso adequado durante o tratamento e após o tratamento da doença.

A consulta também encontra-se aberta a outros tipos de cancro, a obesidade, a obesidade infantil e dislipidemia e a pessoas saudáveis que pretendam corrigir os seus hábitos alimentares e a aprender a comer duma maneira mais saudável.

Muitas mulheres ganham peso após o diagnóstico de cancro da mama. O aumento de peso tem sido associado a pior qualidade de vida, a insatisfação com a imagem corporal, possível aumento do risco de complicações como hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos e, ainda, possivelmente um risco maior de recorrência da doença.


FISIATRIA

A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do individuo com patologias incapacitantes, tendo como objetivo a promoção da máxima funcionalidade. A Reabilitação não se centra exclusivamente na doença, mas também e principalmente na incapacidade por ela causada. Pretende-se assim promover a participação do individuo nas atividades quotidianas, a melhoria da qualidade de vida e a sua integração na sociedade. Inclui áreas tão vastas como a reabilitação reumatológica, neurológica, respiratória, ortotraumatológica, pediátrica, oncológica, entre outras.

No contexto do Cancro da Mama esta especialidade inclui a reabilitação no pós- operatório da cirurgia da mama e reconstrução mamária, a reabilitação no contexto de complicações dos tratamentos para o cancro de mama (por exemplo radioterapia) e a prevenção e tratamento do linfedema.

O tratamento realizado num Centro Especializado em Reabilitação Oncológica permite uma abordagem mais específica e dirigida, contando para tal com uma equipa multidisciplinar centrada na melhoria da funcionalidade da Mulher com Cancro de Mama.

A Medicina Física e de Reabilitação inclui terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas e técnicas como a mesoterapia.

Os exames complementares de diagnostico realizam-se no Hospital da Luz no âmbito do contrato de prestação de serviços estabelecido para o efeito (celeridade de agendamento e tabela de preços especiais).


MESOTERAPIA CLÍNICA

A Mesoterapia é “uma técnica terapêutica que consiste na administração intra-dermica e/ou subcutânea superficial de fármacos visando a terapêutica da dor”. Poderá ser utilizada em situações inflamatórias peri-articulares, com maior visibilidade nas chamadas “tendinites”. Pode ser, ainda, utilizada em situações de contractura muscular, lombalgias, dores cervicais e outras condições álgicas. Poderá ser considerada isoladamente e/ou em associação com a Fisioterapia.


PSICOTERAPIA

A psicoterapia individual constitui-se como um espaço de encontro e reflexão, promotor de um processo de transformação que visa ajustar a pessoa à realidade atual em função das suas necessidades num processo de atribuição de significados perante a realidade experienciada e a sua vivência emocional.

Este encontro, através de uma busca de significados, pretende regular a vivência emocional visando a redução do sofrimento psicológico. Compreender as necessidades individuais subjacentes à vivência da doença é um processo único para cada pessoa e fundamental para o reajustamento do projeto de vida.

Motivar para a mudança, adequar as expectativas e clarificar o papel ativo da pessoa no processo faz parte do caminho de descoberta pessoal favorecendo a autonomia e a auto-­‐determinação desejáveis a uma vivência digna e satisfatória.

A psicoterapia, é sem dúvida um espaço de reflexão, um caminho para uma maior consciência de mim próprio numa busca constante de conhecimento pessoal, na partilha de experiências emocionais e no desenvolvimento da capacidade de nos pensarmos enquanto seres humanos capazes de tomar decisões em liberdade numa perspetiva reparadora que promova a diminuição do sofrimento psicológico.


TERAPIA FAMILIAR

O objetivo das intervenções sistémicas, seja na terapia familiar ou na terapia de casal, é o de desenvolver e promover as competências dos diferentes elementos que constituem o sistema, quer sejam famílias, casais ou indivíduos. Tentando encontrar uma melhor forma de vivenciar e elaborar situações de crises, trabalhamos com a família a construção de novas formas de olhar. Estas alternativas mais adaptativas permitam uma redução ou anulação de fatores geradores de sofrimento e conflito.

As intervenções sistémicas caracterizam-se pelo seu foco nas relações e nas redes de contacto existentes, valorizando o papel e o contexto existente. A avaliação das características dos processos comunicacionais bem como a modificação dos fatores que dificultem esses processos são um aspeto nuclear numa intervenção sistémica.



Auto-exame da mama

_blank  

1

Observação

De pé, em frente ao espelho.
Braços levantados e ao longo do corpo. De perfil.

_blank  

2

Mamilo e mama

Observar: tamanho, forma, cor, existência de crostas, corrimento, eczemas.

_blank  

3

Palpação

Deitada com uma almofada debaixo do ombro. No duche/banho.

_blank  

4

Na axila

Ao palpar verifique a exitência de gânglios (caroços), em ambos os lados.